E o Cametaense? Com sotaque cantado, aquele meio francês do "Já me vú". Isso é de certa forma bastante interessante.
Ainda to pesquisando como esse sotaque foi parar no interior do estado, as margens do Rio Tocantins. Isso e desafiador! E prometo que em breve divulgarei toda a pesquisa aqui, a quem interessar.
Então vou colocar algumas outras palavras do dicionário exclusivo Cametaense.
PIVIDE: Nada mais é do que um caroço. Ex: "Aquela Laranja tá cheia de PIVIDE"
PICINÉ: É um estilo de óculos antigo do tipo "Rui Barbosa". Os antigos colonos, alguns conhecidos como intelectuais da cidade utilizavam. Mas o ribeirinhos usaram o nome para designar qualquer tipo de óculos, chamado-0s de PICINÉ. Ex: "Meu PICINÉ caiu no rio."

Obs.: Leia-se PICINÉ MESMO!


CALAFETO: Conserto de embarcação. É uma mistura de massa que serve para fechar, ou melhor "VEDAR" rachaduras.

MUQUETE: Local que se assa peixe. O MUQUETE e o nome dado a um tipo de grelha feito só para assar peixe, daí vem o nome de pratos como o "Mapará no MUQUETE".
POPOCA: São bolhas causadas pela temperatura do assado. Quer dizer que o peixe foi muito bem assado, mas apenas para peixes de pele, como o Mapará. Ex: "Hoje vamos comer um mapará de POPOCA."
CAMBÔA: É o arrasto do Mapará. É o nome dado a cada vez que os pescadores fazem o arrasto para pescar o peixe. Ex: "A pescaria de ontem nos rendeu 5 CAMBÔA."
PUSSÁ: Rede de pesca.
MATAPÍ: Gaiola feita de tala para capturar camarão.

TALA: Parte de um caule, usado para artesanato e etc... Geralmente e retirado do Miritizeiro. Ex: "Ontem fiz um "paneiro" de TALA."
BEROSO: Morador da beira do rio, como o "ribeirinho".
CHUARA: Açaí fino, mais conhecido como a "água do açaí." Ex: "Prefiro a CHUARA ao açaí grosso."
MUCUÍN: Um pequeno inseto, cuja ferrada deixa calombos avermelhados na pele. Geralmente acomete crianças que brincam no capim ou na areia, e dizem que coça muito! kkkkkk. Ex: "Joaozinho ta com MUCUÍN no saco."
(UHSUHASUHASUHSAUHSAUHSAUHSAHUSAHUSAHUASUHSAHUSAUHSAHUAS)
Por enquanto é isso! Abraço!
Eu conheço o Mapará muquiado! Sempre quando vou a cametá o meu avô pergunta se quero Mapará muquiado, eu acho que é assado de brasa... =D
ResponderExcluirMucuim não é inseto. É ácaro.
ResponderExcluirGostei do Blog. Me fez relembrar meu chão.